quarta-feira, 13 de julho de 2011

Orientações sobre DSTs com alunos do colégio Guaraci Barroso Marinho do bairro Záchia

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são muito freqüentes em nosso meio, bastando dizer que, de cada dez consultas realizadas no Brasil, duas são relacionadas a esse tipo de doença.
As DSTs são doenças que passam de uma pessoa para outra através da relação sexual sem preservativo, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Qualquer pessoa pode contrair essas doenças.

Algumas DSTs, como a sífilis, a hepatite B e a Aids, podem ser transmitidas também através do sangue contaminado e durante a gravidez para o bebê, se a mãe estiver contaminada.
 
Ao contrário do que muitos pensam, as DSTs podem causar doenças graves, podendo causar problemas sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros, deficiência física ou mental nos bebês de grávidas contaminadas e alguns tipos de câncer. Além disso, quando uma pessoa apresenta uma DST tem uma chance maior de pegar outra DST, inclusive a Aids. Por isso a importância do conhecimento e da prevenção em relação à essas doenças que estão se tornando cada vez mais frequentes em nosso meio.




Acadêmicas do curso de Enfermagem  da UPF Natália Bettinelli, Eliége Paz e Francielle Mattei, alunas do PET Saúde realizaram no dia 08 de Julho de 2011 uma palestra para alunos da Escola Guaraci Barros Marinho tendo como objetivo a prevenção, orientações sobre DSTs e  esclarecimento de dúvidas. No decorrer da palestra foram mostradas imagens, vídeos e distribuição de preservativos para os alunos. As acadêmicas foram acompanhadas pelas enfermeiras Alexandra Padilha e Norma Laurentino.

2 comentários: