sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Orientação sobre o uso de medicamentos pediátricos.

Realizou-se no dia 30/09 orientações na Escola Infantil Margarida destinados aos professores, onde acadêmicos do curso de farmácia e integrantes do PET-Saúde, esclareceram dúvidas sobre uso de medicamentos infantis, bem como dúvidas gerais referentes a medicamentos.  O encontro foi proveitoso, pois foi uma conversa dinâmica onde todos puderam interagir com grande entendimento e debate.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reunião das equipes do Záchia com representante da comunidade e Justiça Comunitária. Apresentação de 3 ACS para o Bairro

Dia 23/09/2011 durante a reunião das equipes da ESF esteve presente um representante da comunidade para discutir assuntos relacionados ao atendimento da unidade. Ficou acordado que na última reunião do mês se fará presente um integrante da comunidade durante a reunião das equipes, com o objetivo de criar multiplicadores para melhor entendimento de abordagem do programa ESF.
 













Também recebemos a visita de estudantes da psicologia, um medidor e a psicóloga da Justiça Comunitária do Bairro Záchia. Os mesmos explicaram que trabalham na comunidade com a proposta de mediação que objetiva as pessoas a resolver o conflito; nova cultura de paz. E que os problemas sejam resolvidos no bairro. Contam com 10 mediadores no momento, todos residentes no Bairro. Assim foi realizado acordo de trabalhar junto com as equipes da ESF sempre que necessário. Afinal, é de interesse de todos promoverem saúde e bem estar à população.
Neste mesmo dia esteve presente Secretário de Saúde, Dr Jairo Caovila apresentando 3 ACS contratadas para atuarem nas equipes . Ressaltamos que o Agente Comunitário de Saúde é um personagem importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade.  As novas integrantes desejamos sucesso na tarefa de acompanhar as famílias da comunidade José Alexandre Záchia.  E aproveitamos para agradecer o trabalho realizado das 2 ACS Cledinara e Josiane que já desenvolvem um ótimo trabalho.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Convites para Grupo de Diabéticos e Hipertensos

Foi realizado convites para a participação do Grupo de Diabéticos e Hipertensos e distribuidos na farmácia durante a dispensação.
- Acadêmicas da Farmácia

Orientação sobre descarte correto de medicamentos

Foi realizado no dia 23/09/2011 na Escola Infantil Margarida, orientação sobre uso correto de medicamentos. O trabalho foi realizado através de dinâmica (labirinto e desenho ilustrativo para colorir).
As crianças denunciaram algumas atitudes incorretas dos pais e mostraram entendimento quando questionadas novamente sobre o destino correto após orientação.
Acadêmicas da Farmácia e Preceptora - PET Saúde




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prevenindo para o Futuro: Projeto de Pesquisa da ESF Záchia

Prevenindo para o Futuro: Projeto de Pesquisa da ESF Záchia
No dia 21-09-2011 realizou-se um encontro com gestantes da ESF Zachia pelo acadêmico de enfermagem Willian pet -saúde e  Lucélia Estrapasson do estágio curricular II abordando o tema-a importância do Aleitamento Materno tanto para o bebê como para a mães.



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Encontro com hipertensos e diabéticos do Bairro Záchia

Realizado no dia 14 de setembro de 2011 um encontro com hipertensos e diabéticos no Bairro Záchia, onde foi abordado o tema "Problemas na coluna" acordado anteriormente com os próprios pacientes. Participaram do encontro alunos do Pet Saúde(Bruna Bortolotto e Willian Dullius) e acadêmcia de Enfermagem(Curricular II) Lucélia Estrapasson sob orientação da Enfermeira da ESF Norma.

A coluna tem um papel fundamental no funcionamento do organismo. Dela saem 32 pares de nervos em direção a todas as partes do corpo. A persistência de uma postura inadequada, a presença de tensão nervosa ou o uso de cadeiras e colchões de má qualidade podem levar àquelas dores terríveis. Para quem sofre destes distúrbios, o uso de medicamentos pode ser necessário. Mas, se você não tem esse problema e não quer aumentar os riscos, o caminho é a prevenção.


Como proteger sua coluna:
• a melhor maneira de se deitar de lado é com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;

• quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;

• evitar dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;

• ao elevar um objeto pesado do chão, abaixar-se com as pernas flexionadas;

• usar um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o peso e a altura de cada pessoa;

• o travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;

• ao dirigir horas seguidas, é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto;

• não carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;

• ao caminhar, manter as costas retas, abdome contraído, olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e leve e no máximo 4 cm de altura;

Cifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para a frente;as atividades domésticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado;

Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;

Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos;

Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sangüíneos ou nervos;

Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade; surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo;

DICAS:
-Procure espreguiçar o corpo sempre que puder.
- Pratique alguma atividade física com orientação, sempre aquecendo bem o corpo antes de qualquer atividade, alongando-se antes e depois dos exercícios.
- Evite manter-se numa mesma posição por mais de uma hora pois a musculatura se cansa passando a estabelecer compensações posturais provocando a diminuição de raciocínio e concentração.
- Deve-se evitar assistir TV deitado na cama ou no sofá.
- Ao falar no telefone evite segurá-lo com o ombro principalmente se isso se repetir muitas vezes durante o dia ou por muito tempo.