quinta-feira, 28 de julho de 2011

Encontro dos Profissionais de Saúde com o DAATI


Aconteceu no dia 19 de julho de 2011, um encontro com DAATI e profissionais de saúde das equipes da ESF Záchia e alunos da farmácia e odontologia do PET-SAÚDE da Universidade de Passo Fundo. Foram abordados os seguintes assuntos: divulgado como está funcionando a farmácia local do Záchia; diferença entre farmácia popular e farmácia econômica. Mais lista de medicamentos encontrados nestas. Programa de medicamentos de hipertensão e diabetes distribuídos gratuitamente pelo governo. Feridas em cavidade oral, e ajustes de próteses dentárias, verificação de Pressão arterial e HGT.















O Governo Federal criou  o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de  "Aqui tem Farmácia Popular".
A aquisição dos medicamentos é feita pela Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde pagará até 90% do valor de referência estabelecido. Para o tratamento de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus foi criado o Programa Saúde Não Tem Preço, que disponibiliza medicamentos gratuitos para a população brasileira. Para retirar essas medicações basta ir ate a farmácia popular levando junto CPF, documento com foto e a receita medica dentro do prazo de validade de 120 dias.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Grupo de gestantes

Grupo de gestantes é o espaço que as equipes utilizam para conhecimento e troca de vínculo entre os participantes. Neste dia foi escolhido pelas próprias gestantes o tema para discussão o aleitamento materno.
VANTAGENS PARA O BEBÊ:
-Alimento completo
-Proteção contra alergia, diarréia, pneumonia, infecções de ouvido
-Sempre pronto e na temperatura certa
-Amor e carinho
-Bom para a dentição e a fala
-Bom para o desenvolvimento infantil
-A digestão é mais fácil, pois é feito especialmente para o estômago da criança
-Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas na quantidade que o bebê precisa. Por isso, não é preciso dar chás, nem água

VANTAGENS PARA: MÃE, PAI E FAMÍLIA:
-Aumenta os laços afetivos
-Dar o peito logo que o bebê nasce, diminui o sangramento da mãe após o parto
-Faz o útero voltar mais rápido ao normal
-É um método natural de planejamento familiar


FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO:
 -As glândulas mamárias se preparam para lactar, através de hormônios estrogênio e progesterona. 
 -O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos (fenômenos neuro-endócrino).
 - A PROLACTINA, é o principal hormônio responsável pela produção de leite.
 -Ao sugar o seio, o recém-nascido estimula as terminações nervosas, abaixo da aréola,enviando um estímulo  a hipófise, que libera PROLACTINA e a OCITOCINA, provocando o reflexo da EJEÇÃO ou“descida” do leite.
-APOJADURA – descida do leite nas primeiras 72 horas.

PEGA CORRETA:
 -Boca bem aberta abocanhando toda a parte inferior da aréola e parte superior
-Verifica-se sucções longas, seguidas de pausas e pequenas sucções, observando-se a deglutição
-Pega correta nunca dói, dor significa pega incorreta
-Aréola deve estar maleável

















sexta-feira, 22 de julho de 2011

Campanha de vacinação


Foi realizada na ESF do bairro Záchia a campanha de vacinação contra a poliomelite, tríplice viral e H1N1.














A vacina da poliomelite imunizará a criança contra a poliomelite ou paralisia infantil.

A vacina da  tríplice viral imunizará contra sarampo, caxumba e rubéola.

A vacina da H1N1 neste ano a utilizada é a trivalente que além de proteger contra o vírus da gripe A (H1N1), imuniza contra mais dois tipos de vírus da influenza.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO:

Toda a criança e mesmo adultos precisam de vacinação, pois é uma forma simples, segura e eficiente para prevenir algumas doenças, fazendo com que o organismo fique fortalecido diante de certas infecções.








Úlceras de pressão

As úlceras de pressão ou escaras são complicações que ocorrem  principalmente em pacientes hospitalizados, ou seja, imobilizados ou acamados com restrição de movimentos devido a alguma doença ou sequela.
As úlceras se desenvolvem quando o tecido(pele) é comprimido entre a proeminência óssea e a superfície externa (cama, colchão) por um longo período de tempo. Com o objetivo de facilitar a prevenção e o tratamento, as úlceras de pressão são divididas em 4 estágios:
                                 
                                   ESTÁGIO 1 - A pele fica muito avermelhada, mas intacta.



              

               ESTÁGIO 2 - A pele fica lesada em forma de bolha, abrasão ou cratera.




                      ESTÁGIO 3: A úlcera ultrapassou a pele, mas ainda não acometeu o músculo
                     

                                 ESTÁGIO 4: A úlcera ultrapassou outros tecidos, chegando aos músculos, tendões ou ossos




Locais em que as úlceras mais atingem os pacientes:



Como evitar as úlceras de pressão?
Procurar usar nos pacientes acamados: colchão caixa de ovo(espuma com grumos que diminuem o contato e a pressão da pele com a cama);
- colchão pneumático movido a ar, que faz movimentos, aliviando a pressão da pele com a cama;
- coxins de espuma, coxins de gel e bóias de ar: são materiais utilizados nas proeminências ósseas que ficam em contato com a cama;
- avaliação diária da pele durante o banho do paciente a fim de identificar o aparecimento de alguma lesão desde o início;
- mudança da posição do paciente com intervalos curtos a fim de aliviar a pressão nas áreas de atrito da pele com a cama e colchão;
- higiene para manter a pele limpa e seca, livre de possíveis descamações.



Como tratar as úlceras de pressão?

 Os tratamentos são os mais diversos, porém a limpeza no local deve ser feita diariamente. Devem ser avaliados os fatores internos e externos que levaram ao aparecimento das lesões e trabalhar em conjunto com todos os profissionais que atuam para a saúde do paciente (enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas,etc.).
As medidas para que não ocorram as úlceras de pressão devem ser intensificadas nas instituições de saúde e quando o paciente está acamado em seu domicílio cabe aos profissonais da área da saúde fazer orientações ao paciente a à família quanto ao risco e às medidas de prevenção.



Trabalho realizado pela aluna do curso  de Enfermagem da UPF Natália Bettinelli, voluntária do PET Saúde.












 





quinta-feira, 21 de julho de 2011

Informações sobre serviços prestados

As equipes de saúde da ESF Záchia organizaram um painel contendo informações sobre os serviços prestados como: número de consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares dos ACS e o número de procedimentos de enfermagem.



Tendo em vista o número de pacientes que faltam as consultas agendadas foi elaborado ainda um painel demonstrando a população quantos destes não compareciam durante o mês nas respectivas áreas agendadas. Com isso, a própria população procura avisar quando não podem comparecer as consultas agendadas evitando assim que aquele que não comparece tire a oportunidade de consulta para aqueles que nem sempre conseguem agendar sua consulta.
Este trabalho conta com a ajuda dos alunos do PET Saúde, onde mensalmente estão sendo dispostos para a população, visando uma melhor organização e conscientização para a população diante das consultas agendadas e que não foram comparecidas.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sucção de Dedo e Chupeta x Mordida Aberta Anterior



A mordida aberta anterior representa um importante problema na área de saúde bucal. Apresenta-se com grande incidência em pacientes jovens, sendo de fácil solução quando tratada precocemente.
Essa alteração apresenta algumas características importantes como: dificuldade na pronuncia de alguns fonemas, dificuldade na apreensão e corte dos alimentos, má oclusão dental e alteração na posição dos dentes.
Oclusão Normal
                                                                               
Mordida Aberta Anterior
Essa má oclusão está relacionada a hábitos deletérios, como sucção de dedo e chupeta, sendo mantida posteriormente pela interposição lingual.
                                                                                                                                                                                           
 









Tratamento:
O tratamento dessa patologia é iniciado através da remoção dos hábitos de sucção da chupeta e dedos, bem como, associado ao uso de aparelho ortodôntico removível com grade palatina, arco vestibular e torno expansor de maxila.  






Trabalho executado pelo aluno do curso de Odontologia da UPF e bolsista do Pet Saúde Rômulo De Negri. 


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prontuários de família

Nova organização de prontuários na ESF Záchia, rompendo a lógica de prontuários individuais, organizadas pelas iniciais do nome dos pacientes, e passando a reorganizá-los pela lógica de prontuários de família, com o intuito de qualificar o atendimento de atenção primária à saúde aos usuários da ESF Záchia. Desse modo, esta tecnologia leve de nova reordenação dos registros busca atender a demanda de cada pessoa em seu contexto familiar, facilitando a abordagem da equipe de saúde. Esta mudança possibilita aos profissionais o cruzamento de informações, sendo possível avaliar a presença do mesmo problema ou suas repercussões nos outros membros da família.

Com isso, objetiva-se melhor abordagem do processo saúde-doença das famílias,bem como, o alcance de maior resolutividade dos problema dos usuários.

Toda a equipe da ESF Záchia está envolvida neste trabalho inclusive alunos do PET saúde, onde depois de concluído o projeto, haverá um melhor acompanhamento e monitoramento de famílias visando uma melhor qualidade no atendimento, agilidade e resolutividade no processo saúde-doença das famílias do bairro.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Orientações sobre DSTs com alunos do colégio Guaraci Barroso Marinho do bairro Záchia

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são muito freqüentes em nosso meio, bastando dizer que, de cada dez consultas realizadas no Brasil, duas são relacionadas a esse tipo de doença.
As DSTs são doenças que passam de uma pessoa para outra através da relação sexual sem preservativo, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Qualquer pessoa pode contrair essas doenças.

Algumas DSTs, como a sífilis, a hepatite B e a Aids, podem ser transmitidas também através do sangue contaminado e durante a gravidez para o bebê, se a mãe estiver contaminada.
 
Ao contrário do que muitos pensam, as DSTs podem causar doenças graves, podendo causar problemas sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros, deficiência física ou mental nos bebês de grávidas contaminadas e alguns tipos de câncer. Além disso, quando uma pessoa apresenta uma DST tem uma chance maior de pegar outra DST, inclusive a Aids. Por isso a importância do conhecimento e da prevenção em relação à essas doenças que estão se tornando cada vez mais frequentes em nosso meio.




Acadêmicas do curso de Enfermagem  da UPF Natália Bettinelli, Eliége Paz e Francielle Mattei, alunas do PET Saúde realizaram no dia 08 de Julho de 2011 uma palestra para alunos da Escola Guaraci Barros Marinho tendo como objetivo a prevenção, orientações sobre DSTs e  esclarecimento de dúvidas. No decorrer da palestra foram mostradas imagens, vídeos e distribuição de preservativos para os alunos. As acadêmicas foram acompanhadas pelas enfermeiras Alexandra Padilha e Norma Laurentino.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uso de Chás na Gestação


Chás na gestação.


Na gravidez é preciso cuidado com tudo o que se consome. Até o chá, uma bebida simples pode, sim, ser um problema. Alguns chás podem ser abortivos, caso dos de canela e de cravo-da-índia. Existem aqueles que contêm grande quantidade de cafeína, como o preto e o mate, a cafeína deve ser excluída durante toda a gestação, ela é um estimulante do sistema nervoso central, o que pode deixar a mulher agitada, com taquicardia, trazendo aceleração dos batimentos cardíacos não somente para ela, mas também para o bebê.

Por existirem poucos estudos sobre o efeito das plantas medicinais durante a gestação, é preciso sempre conversar com um obstetra ou um farmacêutico, elee é quem vão avaliar a segurança de medicações e alimentos durante a gravidez. Veja o efeito que alguns chás podem causar:
Hortelã:

Apresenta efeito abortivo;











Cravo da índia e canela


contraindicados durante a gestação por ter efeito abortivo.











Boldo:


Acarreta redução do peso fetal e apresenta ação abortiva. É contraindicado no primeiro trimestre de gestação;











Sene:



Pode causar aborto e diarreia no lactente. Seus princípios ativos passam para o leite, além de atuar sobre o útero, provocando dores abdominais;











Alunas do curso de Farmácia da UPF: Daline Colet, Fernanda Zanchet, Gabriela Marodin e Tamara Dal Moro
Farmacêutica da UBS - Záchia: Kassieli Klauck