segunda-feira, 23 de maio de 2011

DIABETES MELLITUS X ODONTOLOGIA


O QUE É DIABETES MELLITUS?
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço, problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas, sede, e xerostomia (boca seca).

QUAL A IMPORTÂNCIA NA ODONTOLOGIA?
Doenças periodontais e cárie dentária são comuns em pacientes diabeticos pois o exesso de açucar circulante no sangue é liberado junto ao fluido do sulco salivar, servindo de alimento para os microorganismos patogênicos presentes na cavidade oral.
Outra questão importante para a odontologia é a dificuldade de cicatrização que essa doença causa aos pacientes acometidos por ela, então é presciso ficar atento ao controle da mesma para que extrações dentárias possam ser realizadas em paciente portadores da efermidade.

QUE CUIDADOS ESSES PACIENTES DEVEM TER PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PERIODONTAIS E PARA EVITAR COMPLICAÇÕES DURANTE INTERVENÇÕES ODONTOLÓGICAS?
A higienização da cavidade oral deve ser redobrada uma vez que os mesmos possuem uma maior predisposição ao aparecimento de doenças periodontais como a Peiodontite e também de doenças como a cárie dentária.
É de suma importancia que pacientes portadores dessa efermidade estejam sob cuidado médico, afim de, controlar a quantidade de glicose no sangue e dessa forma se tornar um Diabético controlado com menores riscos de complicações futuras.


Trabalho executado pelo aluno bolsista do Pet Saúde, do curso de odontologia da UPF Rômulo De Negri

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CÁRIE DE MAMADEIRA


O que é?
A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os bebês, está relacionada principalmente a ingestão de líquidos açucarados durante a noite. Depois da mamada o leite fica estagnado na boca da criança, condição que pode destruir os dentes de um bebê ou criança.

O que  fazer para evitar?
É importante que a mãe não adicione açúcar ao leite da mamadeira, líquidos e nem no bico.
Evitar que a criança durma logo depois de mamar.
Deve-se ainda escovar os dentes da criança após cada mamadeira e antes de dormir.
A escovação deve ser reforçada, com pouco de pasta de dente,(somente após os 3 aninhos e com creme dental para crianças), já que o período da noite é o mais crítico para o surgimento de cáries.



Como realizar a higiene oral em bebês?
A higiene deve ser feita com escovas adequadas, escova de cabo longo, para facilitar para os pais, pequena e cabeça arredondada com cerdas macias.
Utilizar cremes dentais fluoretados em pequena quantidade (tamanho de uma ervilha).                                                                             
Para bebês que não possuem dentinhos: usar gaze umedecida em água filtrada ou fervida passando suavemente na gengiva, bochechas e lígua.

Trabalho executado pela aluna bolsista do Pet Saúde do curso de odontologia da UPF, Caroline Ceni.





terça-feira, 3 de maio de 2011

Reunião Geral

Na data de hoje foi realizada, nossa reunião geral com a presença do tutor Dr. Carlos Bastos, preceptores e alunos bolsistas e voluntários do PET Saúde Záchia.
Na reunião foram citados pelos alunos alguns temas de pesquisa, como forma da realização de novos projetos.
A pedido do tutor Dr. Carlos Bastos a enfermeira Cleusa da maternidade do HSVP encontrou com os petianos do Záchia para orientá-los quanto a amamentação, cuidados com a mama e principais problemas quanto ao aleitamento materno e técnica correta de amamentação.