terça-feira, 24 de agosto de 2010

Enfermeiro UPF realiza prevenção ESF Záchia


ESF Záchia recebe o enfermeiro Jonir Dalbosco coordenador e professor do curso Técnico de enfermagem da UPF. Todos os semestres, é realizado essa parceria onde o enfermeiro e seus alunos realizam atividades voltadas as necessidades da nossa comunidade. Durante três dias foram desenvolvidos oficinas com os alunos da 5ª série da Escola Municipal Guaraci Barroso Marinho dando ênfase ao tema: Corpo Humano X Sexualidade.



Prevenção na Escola Municipal de Educação Infantil Margarida

É bom motivar e ensinar a criança a escovar os próprios dentes e passar o fio dental para que ela desenvolva um sentimento de responsabilidade pela sua saúde oral. Porém, até os oito anos de idade, a criança não tem coordenação nem habilidade suficiente para realizar uma escovação eficaz. Até ela ficar craque, um adulto precisa estar sempre por perto na hora de escovar os dentes.














 
 
 
 
 
Dentista Maina, enfermeira Norma, técnica de enfermagem Keli, alunas da UPF bolsistas e voluntárias do PET SAÚDE dos cursos de odontologia e enfermagem: Caroline Ceni, Rômulo De Negri, Elizete Kurtz Brizola e Lisiane P. Camargo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ação Comunitária. Lixo no lixo = Ambiente Feliz!

Tendo em vista a quantidade de lixo depositado nas ruas do bairro, sentimos a necessidade de implementar um projeto de educação facilitando aos adolescentes e a população uma compreensão fundamental dos problemas existentes no ambiente, e as consequências do lixo depositado nas ruas para a saúde pública. Sua responsabilidade e do seu papel como cidadão, fazendo repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias no meio ambiente em que vivem.
Nas férias de julho de 2010, foi realizada uma palestra na Unidade de Saúde sobre a maneira correta de armanezar o lixo, evitando que seu destino seja as ruas do bairro. E após a conscientização dos adolescentes, foi sugerido o recolhimento do lixo depositado nas ruas, através de uma gincana comunitária organizada pelos profissionais da unidade ESF Záchia com a colaboração dos alunos do Pet Saúde.
As crianças foram subdividas em 3 grupos, onde todos receberam premiações como incentivo na participação.









         
                                                                             
Enfermeira Norma; Acadêmico do curso de Biologia UPF Kaleb Gatto; ACS do PACS Cledinara Camargo e Josiane G. de Araújo; Alunas do PET Saúde do curso de enfermagem-UPF Lisiane P. Camargo e Caroline Zanella.