segunda-feira, 19 de julho de 2010

Prevenção no Leão XIII

A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental. A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta, ou até mesmo sem pasta de dente.











Dentista Maina; Enfermeira Norma; Técnica de Enfermagem Keli; Aluna da Odonto UPF bolsista do PET SAÚDE Caroline Ceni; Aluna da Enfermangem UPF bolsista do PET SAÚDE Elizete Kurtz Brizola.

Projeto de Primeiros Socorros

A equipe ESF Záchia desenvolve um projeto na Escola de Educação Infantil Margarida na rede Municipal de Ensino de Passo Fundo com os profissionais cuidadores dessas crianças.
No espaço escolar, é comum a ocorrência de acidentes. Nesse sentido, ressalta-se a importância dos profissionais de ensino estar preparados para a prevenção dos mesmos. O trabalho preventivo constante pode contribuir para a conscientização e mobilização no sentido de modificar as situações de risco.

Enfermeira Norma; Aluna da Enfermagem UPF bolsista do PET SAÚDE Caroline S. Zanella.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Grupo de Gestantes

Durante o período gestacional a mulher passa por uma série de mudanças, e as adaptações podem gerar ansiedade e medo para quem a vive. Buscando amenizar essas ansiedades e esclarecer dúvidas, através do grupo de gestantes, e salas de espera.


Enfermeira Norma; Aluna da Enfermagem UPF PET SAÚDE Caroline S. Zanella.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Odontologia Preventiva X Curativa

Os benefícios aos usuários são visíveis quando trabalhamos com a promoção e prevenção aliadas ao atendimento (curativo).
Existem duas maneiras de se praticar a odontologia: a odontologia curativa e a odontologia preventiva.
Na odontologia preventiva, procuramos prevenir a doença que ainda não está instalada como, por exemplo: limpeza dentária, aplicação de selante, orientação de higiene oral, ação coletiva de escovação supervisionada, o uso de flúor etc.
A odontologia curativa é quando a doença já está instalada e o paciente procura o dentista no consultório odontológico. No consultório são realizados vários procedimentos como: tratamentos de gengiva, cirurgia oral menor, procedimentos restauradores, limpeza, entre outros.



Dentista Maina; Aluna da Odonto UPF bolsista do PET SAÚDE Caroline Ceni.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Planejamento Familiar

Tendo em vista a atual realidade do despertar precoce da sexualidade, ressalta-se a necessidade de desenvolver atividades de educação em saúde voltadas ao planejamento familiar.

Dessa forma, destaca-se a necessidade de esclarecer as dúvidas e curiosidades dos pré-adolescentes em relação às mudanças do próprio corpo e o aparecimento da atração sexual. Porém, a discussão sobre assuntos relacionados à sexualidade nem sempre são abordados com facilidade por seus familiares, sendo necessária a atuação dos profissionais de saúde, facilitando o acesso a informações corretas sobre o tema, evitando, conseqüentemente, que estes jovens obtenham respostas e orientações equivocadas.

Diante disso, a equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro Záchia, com o apoio e participação dos alunos do PET-SAÚDE, tem desenvolvido ações educativas através de encontros semanais com os estudantes da Escola Guaraci Barroso Marinho, instituição de ensino localizada no bairro, com o objetivo de sensibilizá-los quanto a importância da constituição de uma família bem estruturada, assim como, para apresentá-los aos métodos contraceptivos disponíveis e aos riscos de contrair DST’s sem a prática do sexo seguro, com a finalidade de sanar as possíveis dúvidas, buscando além da redução de gestações indesejadas e precoces, ainda, a manutenção da saúde desta população.
Enfermeira Norma; Aluna da Enfermagem UPF bolsista do PET SAÚDE Caroline S. Zanella.